Veiculo:
JORNAL O GLOBO (RJ)
  Secao:
RIO
  Data:
2018-11-09
  Localidade:
RIO DE JANEIRO
  Hora:
06:28:38
  Tema:
COLUNA - ANCELMO GOIS
  Avaliação:
NEUTRA
  Autor: ANCELMO GOIS - www.oglobo.com.br/ancelmo

ANCELMO GOIS

Ciro Gomes está de volta com seu velho estilo.
 
‘Eu sou eles’

Vai aparecer, hoje, no programa de Roberto D’Ávila, na GloboNews, batendo mais no PT do que em Bolsonaro. Em relação a Lula, ele diz:
—Mágoa não é um sentimento que vale para a política. Mas o Lula criou o ‘nós e eles’. Eu sou o eles.
Em relação a Bolsonaro:
—Ele é o piloto do avião em que todos estamos como passageiros. Sou obrigado a desejar que dê tudo certo.

De volta à escola

O novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, 33 anos, encontrou-se casualmente com a ex-candidata a vice-presidente (na chapa de Haddad) Manuela D’Ávila, do PCdoB, 35 anos. Conversa vai, conversa vem, os dois gaúchos descobriram que, na terceira semana de novembro, vão tomar o mesmo destino: a Universidade de Oxford, na Inglaterra.

ELA VOLTA EM JANEIRO

Juliana Paes, a querida e sempre deslumbrante atriz, vai ser a capa da “Top magazine” que chega às bancas neste fim de semana. À revista, ela conta que começará a gravar uma nova minissérie em janeiro, e em breve estará de volta à telinha. “Estava escalada para apresentar o programa ‘Os melhores anos de nossas vidas’, mas tive que declinar por um problema nas cordas vocais, de que estou cuidando. Por isso, estou com essa voz rouquinha (risos). A Bibi (de ‘A força do querer’) exigiu muito de mim e, agora, segundo os médicos, preciso de repouso vocal”, conta a bonita. Melhoras, Ju!

Na Terrinha

Em regime aberto desde dezembro, Otávio Azevedo, o ex-presidente da Andrade Gutierrez envolvido na Lava-Jato, tem passado temporadas em Portugal, onde é dono de um apartamento há uns cinco anos.

Grande Hotel

É dura a vida da rede Othon.

‘A seta do tempo é para a frente’

Ao falar sobre o tsunami conservador, Gilberto Gil foi otimista, ontem, na Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio. “A seta do futuro e do tempo é para a frente, não para trás. E isso não vem sem atritos, luta, sacrifícios e até retrocessos. A vida é assim: dois passos para frente, um para trás. Às vezes, dois para frente e três para trás”.
A cantora trans Liniker, que dividiu a mesa com Gil, mostrou preocupação: “Por mais que eu tenha o privilégio de ter este microfone como forma de poder, estou exposta num lugar em que esse governo que entrou não legitima a minha existência”.

Yes, nós temos deputados

Um mês depois do Brasil, os EUA, esta semana, também renovaram seu Congresso. Tal como por aqui, os americanos elegeram sua primeira deputada de origem indígena — duas, na verdade (veja ao lado). Só que , quanto a uma coisa, não há comparação entre os dois países: o número de deputados. Por aqui, acredite, temos quase o dobro de parlamentares.

TEREZA? QUE TEREZA?

Antes de quarta, quando ela foi anunciada para a Agricultura, você conhecia Tereza Cristina? Depois, as buscas por ela saltaram 3.800% no Google — por horas, teve mais gente ‘googlando’ ela do que... Moro.

‘Usando o santo nome em vão’

Não foi só na última eleição que muitos candidatos usaram “Lava-Jato” para se eleger. Uma chapa que concorre à OAB/RJ foi batizada com o nome da operação. Mas, ontem, o juiz Wilney Magno de Azevedo Silva, da 16ª Vara Federal do Rio, ordenou a troca de nome. Aliás, daqui a pouco vai surgir “Edifício Lava-Jato”, “Picolé Lava-Jato”, e por aí vai...

Viúva do Poetinha

A Justiça Federal acatou embargos de declaração da coleguinha Gilda Mattoso, viúva de Vinicius de Moraes, e deu prosseguimento à ação na qual ela pede parte da pensão do Poetinha. É que uma decisão judicial havia considerado improcedente o pedido dela, por entender que Gilda tinha demorado muito para requerer a pensão.
Mas, agora, o processo, que começou há seis anos, seguirá na 22ª Vara Federal do Rio.

Ele merece

Milton Gonçalves, o grande ator, 84 anos —que aparece na foto, repare, em “Eles não usam Balck-tie” (1981) —será homenageado na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. O evento terá sessões nas 27 capitais do Brasil, de segunda, agora, até o mês que vem. Ao todo, serão 40 filmes, cinco deles com Milton: “Carandiru”, “Lúcio Flávio —o passageiro da agonia”, “O que é isso companheiro?”, “Rainha Diaba” e “Eles não usam black-tie”.

Um depois do outro

Faleceu, ontem, Maria Lucia Charnaux Jaguaribe, viúva do sociólogo Helio Jaguaribe (que morreu há dois meses), aos 95 anos. O casal, que deixa cinco filhos, enfrentou anos de convalescênça. Meus pêsames.

ZONA FRANCA

O DESEMBARGADOR José da Fonseca Martins Junior foi eleito presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

A SÉTIMA edição da Festa Literária das Periferias (Flup) vai até domingo, agora, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

ORTOPEDISTA Márcio Schiefer é o novo professor adjunto da UFRJ.

A CASA de Laranjeiras Sérgio Castro abre, hoje, exposição de fotos promovida pela Associação dos Embaixadores do Rio.

MARCELINHO Moreira apresenta, dia 19, às 19h30, no Teatro Rival, o show “Meio século de batuque festejando com Candeia e Martinho”. Terá as participações de Tia Surica e Mart’nália.

O “NOTÍCIAS das favelas”, jornal impresso das comunidades, faz campanha, pela plataforma Benfeitoria, para financiar suas edições.